Curso: Biblioteconomia e Ciência da Informação
Universidade: UFSCar
Grupo de Pesquisa no CNPQ: Organização do Conhecimento para Disseminação da Informação
http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=0335607U5FMW8H

Orientador: Profa. Dra. Luciana de Souza Gracioso
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=C025896

terça-feira, 17 de abril de 2012

Pesquisa: Classificação alternativa

Título da pesquisa: Construção de modelos alternativos de classificação voltados para o público infantil
Pesquisador: Juliana Sant'Anna de Castro

Justificativa geral
Atualmente não existe um sistema de classificação direcionado especificamente para crianças não alfabetizadas e mesmo as alfabetizadas encontram dificuldades na recuperação da informação no modo que as bibliotecas escolares são organizadas; mesmo a literatura da área é muito rara e de difícil acesso. Este sem dúvida é o problema que muito profissionais da informação enfrentam na hora de administrar uma biblioteca escolar. Os bibliotecários trabalham com o firme propósito de interagir com as crianças, mediando às informações que lhes são pertinentes e despertando-as para a autonomia de suprir suas necessidades informacionais. Este problema evidencia, ainda mais, a importância e a colaboração inerentes a este trabalho. O problema específico desta pesquisa é: Como crianças não alfabetizas conseguem ter autonomia na escolha dos seu livros?
Esta pesquisa se justifica em levantar possibilidades de classificação alternativas para o público infantil, de modo que haja acessibilidade e autonomia das crianças na escolha de seus livros.



Objetivos 
- comparar o modelo de classificação e organização implantado na Biblioteca Dom Bosco com os existentes na literatura, visando à avaliação dos métodos existentes de classificação, organização e disponibilização do acervo infantil no contexto das bibliotecas escolares, incorporando o método mais adequado as necessidades dos alunos da Escola Católica Querigma. 

Resultados esperados
- Avaliação da classificação utilizada no acervo. 
- Maior rapidez e eficiência na recuperação da informação. 
- Atender as necessidades informacionais das crianças com rapidez e simplicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário