Curso: Biblioteconomia e Ciência da Informação
Universidade: UFSCar
Grupo de Pesquisa no CNPQ: Organização do Conhecimento para Disseminação da Informação
http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=0335607U5FMW8H

Orientador: Profa. Dra. Luciana de Souza Gracioso
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=C025896

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Pesquisa: Letramento informacional nas bibliotecas escolares


Título da pesquisa: Biblioteca escolar, do depósito de livros ao letramento informacional: um estudo sobre a prática educativa das bibliotecas das Escolas do Futuro do SIBI São Carlos (SP)

Pesquisador: Gabriela Leandro


Grupo de Pesquisa: Estudos convergentes em Ciência da informação, Linguagem, Tecnologia e Educação.

Justificativa geral:

A questão do Ensino no Brasil é algo que tem sido mencionada com certo enlace no que diz respeito à biblioteca escolar. Espera-se que as bibliotecas escolares colaborem para a reversão desta situação de baixo desempenho na Educação brasileira. Assim, este projeto tem como um de seus objetivos colaborar para a instituição de melhores práticas ao Bibliotecário atuante em bibliotecas escolares.

Segundo Bernadete Campello, tornar a biblioteconomia mais próxima dos conceitos da área de educação tornou-se necessário, pois os bibliotecários atuantes em unidades educacionais têm também responsabilidade quanto à aprendizagem dos estudantes (CAMPELLO, 2009, p.9). Deste modo, o bibliotecário colaborando efetivamente nos projetos e atividades junto aos professores, o mesmo desempenharia um papel fundamental no planejamento de estratégias didáticas. “Como sustentação a essa prática educativa, surgiu o conceito de letramento informacional” dentro das bibliotecas escolares e unidades de ensino (CAMPELLO, 2009, p.7).

Soma-se a este contexto a recente Lei nº 12.244, de 24 de maio de 2010 que diz respeito à obrigatoriedade de existência de bibliotecas em todas as escolas do Brasil, as boas práticas advindas do conceito de letramento informacional promovidas pelas bibliotecas serão fundamentais no processo de ensino e aprendizagem dos alunos dessas escolas.


Objetivos:

Caracterizar o Letramento informacional como atribuição das bibliotecas escolares, e diagnosticar em que medida as bibliotecas escolares das Escolas do Futuro do SIBI São Carlos desenvolvem tais práticas, identificando possíveis lacunas e sugerindo melhores práticas, se necessário.




Resultados esperados:

Estabelecer um diagnóstico sobre as praticas relacionadas ao letramento informacional no âmbito das bibliotecas escolares do SIBI São Carlos, com o intuito de destacar as boas práticas desenvolvidas, identificar lacunas e sugerir novas ações que agreguem ainda mais qualidade aos produtos e serviços da biblioteca reforçando, desse modo, seu papel no âmbito educacional.



Previsão de término:

Essa pesquisa tem previsão de término para dezembro de 2012.

Referências:
CAMPELLO, Bernadete Santos. Letramento informacional: função educativa do bibliotecário na escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

MORAES, Lourdes de Souza. Bibliotecas escolares: leitura e informação para uma cidade educadora. CRB-8 Digital, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 22-33, out. 2008. Disponível em: http://www.crb8.org.br/ojs/crb8digital . Acesso em: 14 abr. 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário